sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O Centro Histórico de Salvador

Em meio às transformações urbanas, o antigo centro de Salvador ficou excêntrico em relação aos novos acessos da cidade, esvaziando-se e perdendo suas características. O arruinamento do patrimônio arquitetônico e dos negócios sobreviventes transformou o lugar, que passou a reunir em meio à deterioração física, a marginalidade, o baixo meretrício, e uma população desafortunada, tanto de moradores quanto de usuários.
Os planos de requalificação propostos para a área previram possibilidades de desenvolvimento econômico através da implantação do turismo cultural, transformando o Pelourinho em um parque temático a ser visitado, portanto sem moradores. A expulsão da população e a construção de um cenário artificial resultaram num projeto sem sustentabilidade, que depende de frequentes incentivos e isenções do Estado.
Frente a isso, a Sétima etapa de Revitalização do Centro Histórico prevê a permanência da população na Rua do Pilar, no bairro do Comércio, substituindo habitações erguidas na encosta por unidades habitacionais subsidiadas.
As forças da globalização transformam as paisagens familiares a ponto de deixá-las irreconhecíveis, realocam pessoas destruindo os registros de suas identidades, ou invalidando as identidades registradas.

Um comentário:

Luedy, B. disse...

É isso mesmo Belle, há sempre uma tendência para tornar exótico os ‘produtos’ oferecidos pela industria do turismo, junto a isso, quando necessário, há re-locação das populações [sempre com posições altamente hierarquizadas, ou seja, ‘de cima pra baixo’]. O caso do pelourinho é, para mim, uma prova clássica da estupidez da sustentabilidade. Não há alternativas de vida, a não ser através do próprio turismo. Toda a economia local concentrada no terceiro setor. Você já viu algum ‘mercadinho’ que venda feijão, farinha e coisas do tipo, comum na maioria dos bairros de Salvador?! Pois é [...] sem falar na questão das identidades [...] é, parece que ainda vem muito assunto bem interessante pela frente!
Gostei bastante do blog, já salvei em favoritos! Agora vou acompanhar mais de perto [parte] dos seus questionamentos!!

bjinho